quarta-feira, 27 de junho de 2012

Web Quest

A aplicação da webquest foi muito interessante. Em discussões em sala os educandos disseram: "foi diferente, era prá nós..." a cada nova etapa proposta era um desafio. Todas as etapas foram desenvolvidas em dupla. Se ajudavam mutuamente. No primeiro momento da pesquisa das doenças tiveram um pouco de dificuldades, pois mesmo tendo indicado à eles o site mais recomendado queria viajar na net...mas tão logo perceberam que não conseguiriam terminar dentro do tempo previsto, retornaram. Cada dupla tinha tão somente o nome da patogenia. Entreguei a cada uma um roteiro para pesquisa que continha: Microrganismo causador? nome popular e científico, havia outras formas pela qual a doença era conhecida? descrição da doença, sintomatologia, profilaxia, tratamento, se tem cura ou não, dúvidas e perguntas frequentes. Após pesquisarem as doenças microbianas solicitadas, tiveram de me entregar os roteiros. Levei-os na sala de informática e digitaram em forma de texto o roteiro ilustrando o microrganismo causador. Após todos terem entregues, organizai os arquivos e os publiquei na revista virtual wobook. Em um terceiro momento solicitei que trouxessem massinhas de modelar e um piso cerâmico. Imprimi para cada dupla a imagem do microrganismo causador e eles teriam de representar no piso. Primeiramente eles desenharam a lápis e depois preencheram com massinhas. os alunos ficaram envolvidos e motivado, pois as atividades práticas sempre os despertam curiosidade e interesse.
style="margin-left:1em; margin-right:1em">
É chegada a hora de trabalharmos com o mapa conceitual. Para introduzir a temática passei o vídeo sobre pergunta focal do youtube. Acharam fácil, pois realmente o documentário é bem explicadinho, mas na hora de colocarmos em prática não foi bem assim. Tentaram uma, dUas, três e nada...então construímos um coletivamente. Parece que agora ficou mais claro. Após a quarta tentativa as coisas começaram a funcionar. A confusão com proposição e preposição ficou evidente, mas ao final conseguiram compreender. Infelizmente não conseguimos utilizar a ferramenta CmapTools, pois a rede lógica da sala informatizada estava sendo trocada o que dificultou a aplicação. mas pretendo tão logo voltarmos do recesso oportunizar sua utilização, pois a cada aula é uma pergunta coletiva em alto bom tom: HOJE NÓS VAMOS......HAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!  



Foi muito produtivo esta nova ferramenta. Foi um jeito diferente de trabalhar o conteúdo. Requer do professor um pouco mais de empenho mas o resultado com certeza vale a pena, afinal é sempre gratificante ver nossos alunos motivados e aprimorando conhecimentos. A partir desta atividade muitas coisas foram trabalhadas simultaneamente. Tiveram de aprender a pesquisar, selecionar as informações solicitadas, organizar as ideias principais para construir o mapa conceitual, utilizar o editor de texto etc. Vale a pena tentar, os resultados comprovam!

Nenhum comentário: