quarta-feira, 27 de junho de 2012

Desafios da Educação no Século XXI



           A entrevista dada pelo professor da UnB Pedro Demo, trata sobre suas visões quanto aos conflitos encontrados pelo professor e escola quanto as diferenças entre o que é vida real e o que a escola media refletido no educando. 
 http://www.nota10.com.br/noticia-detalhe/_Pedro-Demo-aborda-os-desafios-da-linguagem-no-seculo-XXI
            O entrevistado enfatiza que não há nada de errado em utilizar vários tipos de fala, - aqui enquadrou o internetês - haja visto que a própria linguagem culta é uma forma de fala. Para ele, o princípio de mudança deve começar pelo cuidado com o professor que é a figura fundamental, insubstituível enquanto mediador, pois sem ele, segundo Demo – tecnologia das tecnologias – não há como a mudança entrar na escola. Na oportunidade, discutiu quanto a importância da autoria no processo de ensino aprendizagem, não há como ensinar reproduzindo, é necessário ser autor. E, para isso requer nova postura do educador, ensinar menos e ensinar a aprender mais. Neste sentido, a utilização dos Blogs enquanto estratégia de autoria se faz interessante, pois insere o educando enquanto autor de seu conhecimento, ao invés de mero receptor e reprodutor.
Em um trabalho realizado na Escola Municipal João Costa, como parte de uma atividade de um curso de tecnologias aplicadas à educação, pode-se verificar a importância da utilização deste aplicativo como estratégia de ensino. No decorrer do processo, foram construídos com os educandos do 7º ano conhecimentos a cerca de patogenias transmitidas virais e bacterianas. O procedimento de pesquisa bem como suas etapas seguintes forma realizadas atrevas do aplicativo WebQuest. E como parte do exercício avaliativo à construção de mapas conceituais utilizando a ferramenta CmapTools – um aplicativo interativo de construção de mapas conceituais - .
 

          Durante a realização da atividade proposta, pode se vivenciar parte dos conflitos destacados na entrevista. A adequação da linguagem, a metodologia da pesquisa e a forma da exposição dos resultados. Porém, quando tiveram contato com ferramentas que possibilitavam expôr suas externalidade pessoais, houve maior interação e satisfação. Visualizar blog.

A entrevista é pertinente quanto a necessidade de reformarmos nossa forma de mediar com o educando, quando nos diz que professor e escola devem se colocar à altura dos alunos, fala desta dificuldade incorporada desde o processo de formação profissional em trabalhar mudanças e diferenças. Tudo fica um pouco mais difícil, quando analisamos que nosso sistema de ensino não segue estas mesmas propostas de reforma e mudanças. O que percebo é que todas as estratégias ocultas trabalhadas são para legitimar a violência simbólica cometida pelo sistema educacional, manter as diferenças, apenas torná-las responsabilidade de cada ser que faz parte do processo. E tudo se legitima dentro da ótica do sistema capitalista.

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