A entrevista dada pelo professor da
UnB Pedro Demo, trata sobre suas visões quanto aos conflitos
encontrados pelo professor e escola quanto as diferenças entre o que
é vida real e o que a escola media refletido no educando.
http://www.nota10.com.br/noticia-detalhe/_Pedro-Demo-aborda-os-desafios-da-linguagem-no-seculo-XXI
http://www.nota10.com.br/noticia-detalhe/_Pedro-Demo-aborda-os-desafios-da-linguagem-no-seculo-XXI
O entrevistado enfatiza que não há
nada de errado em utilizar vários tipos de fala, - aqui enquadrou o
internetês - haja visto que a própria linguagem culta é uma forma
de fala. Para ele, o princípio de mudança deve começar pelo
cuidado com o professor que é a figura fundamental, insubstituível
enquanto mediador, pois sem ele, segundo Demo – tecnologia das
tecnologias – não há como a mudança entrar na escola. Na
oportunidade, discutiu quanto a importância da autoria no processo
de ensino aprendizagem, não há como ensinar reproduzindo, é
necessário ser autor. E, para isso requer nova postura do educador,
ensinar menos e ensinar a aprender mais. Neste sentido, a utilização
dos Blogs enquanto estratégia de autoria se faz interessante, pois
insere o educando enquanto autor de seu conhecimento, ao invés de
mero receptor e reprodutor.
Em um trabalho realizado na Escola
Municipal João Costa, como parte de uma atividade de um curso de
tecnologias aplicadas à educação, pode-se verificar a importância
da utilização deste aplicativo como estratégia de ensino. No
decorrer do processo, foram construídos com os educandos do 7º ano
conhecimentos a cerca de patogenias transmitidas virais e
bacterianas. O procedimento de pesquisa bem como suas etapas
seguintes forma realizadas atrevas do aplicativo WebQuest. E como
parte do exercício avaliativo à construção de mapas conceituais
utilizando a ferramenta CmapTools – um aplicativo interativo de
construção de mapas conceituais - .
Durante a realização da atividade proposta, pode se vivenciar parte dos conflitos destacados na entrevista. A adequação da linguagem, a metodologia da pesquisa e a forma da exposição dos resultados. Porém, quando tiveram contato com ferramentas que possibilitavam expôr suas externalidade pessoais, houve maior interação e satisfação. Visualizar blog.
A
entrevista é pertinente quanto a necessidade de reformarmos nossa
forma de mediar com o educando, quando nos diz que professor e escola
devem se colocar à altura dos alunos, fala desta dificuldade
incorporada desde o processo de formação profissional em trabalhar
mudanças e diferenças. Tudo fica um pouco mais difícil, quando
analisamos que nosso sistema de ensino não segue estas mesmas
propostas de reforma e mudanças. O que percebo é que todas as
estratégias ocultas trabalhadas são para legitimar a violência
simbólica cometida pelo sistema educacional, manter as diferenças,
apenas torná-las responsabilidade de cada ser que faz parte do
processo. E tudo se legitima dentro da ótica do sistema capitalista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário